Guia completo para a manutenção preventiva do veículo: peças essenciais e dicas práticas

manutenção preventiva do veículo
Compartilhe

Pode parecer um tanto exagerada a afirmação de que quem possui pouca ou nenhuma preocupação com a manutenção preventiva do veículo deve se preparar para gastar muito mais que o esperado, mas essa é a realidade.

Então, agora que você chegou até este artigo, não deixe de fazer a leitura de cada um dos parágrafos que fazem parte dele até o final.

Você irá se surpreender com a importância do tema em questão.

Vamos começar?

Boa leitura! 

A importância de se atentar à manutenção preventiva do veículo

Como ficou subentendido acima, cuidar da manutenção preventiva do veículo é o tipo de iniciativa que representa uma economia e tanto!

Afinal, esta manutenção serve justamente para cuidar de pontos que, se não forem vistos e reparados a tempo, podem virar problemas muito maiores: um óleo que não é trocado ou completado, por exemplo, pode gerar danos ao motor, o que definitivamente representa um bom gasto.

Mas, se atentar a esse assunto é uma iniciativa que também vai além da questão financeira, uma vez que interfere, ainda, na dirigibilidade e na segurança. Em resumo, portanto, pode-se dizer que por meio desse tipo de cuidado você conseguirá dirigir de forma mais segura e fluida, sem riscos de que seu carro apresente falhas ou mesmo chegue a “quebrar do nada”.

Veja também: Sapatas de freio: saiba tudo sobre esta peça importante

As peças que, definitivamente, devem receber mais atenção  na manutenção preventiva do veículo

Quanto mais generalizada for a manutenção preventiva do veículo, mais segurança, conforto e economia você terá no seu dia a dia como motorista. Porém, sabemos que ter prevenção em relação a literalmente todas as peças do carro pode ser difícil e, por isso, listamos abaixo algumas das peças que merecem mais atenção.

Desta forma, você poderá ter um foco maior, e uma preocupação bem menor.

E estas peças são:

1. Os pneus

Pneus em perfeito estado são essenciais para rodar sem acidentes e imprevistos diversos, não sendo à toa que eles compõem a lista dos principais itens a serem analisados na manutenção preventiva do veículo.

Eles devem estar sempre calibrados, balanceados e alinhados, e sem sinais de desgaste. Ou seja: evite ao máximo o famoso pneu careca.

2. O filtro de combustível

O papel deste componente é literalmente fazer uma filtragem muito específica, de modo a impedir que as impurezas presentes no tanque de combustível acabem migrando para o motor.

Por isso também deve estar incluso na manutenção preventiva, para ser trocado sempre na hora certa.

3. Os líquidos

Os líquidos não são necessariamente uma peça, mas obviamente não poderiam ser deixados de lado, a começar pelo já citado óleo, cuja falta danifica seriamente qualquer motor.

O famoso fluido de arrefecimento, composto por água e aditivo, também merece máxima atenção, devendo ser trocado de tempos em tempos. 

Dicas gerais relacionadas à manutenção preventiva do veículo

Obviamente, existem muitas outras peças que devem constar na manutenção preventiva do veículo, como a bateria e o freio. Mas, somente com a lista acima já é possível perceber quão importante é esse assunto, não é mesmo?

Agora, eis algumas dicas que você deve seguir, ainda dentro dessa temática:

Dirija com cuidado

Ser um motorista imprudente certamente é o tipo de atitude que tende a gerar danos ao seu veículo, então busque usá-lo de forma consciente.

E isso inclui seguir inúmeras outras dicas, como ter cuidado em vias acidentadas, usar as marchas certas no momento certo para não forçar o motor e não abusar da embreagem

Nunca ignore os sinais que o veículo dá

Esta definitivamente é uma das dicas mais fáceis de seguir, uma vez que, de fato, o próprio veículo costuma dar diversos sinais quando há algo errado.

Se barulhos estranhos começarem a surgir, ou se alguma luz ficar acesa no painel, por exemplo, será hora de procurar uma oficina mecânica para identificar e reparar o que for preciso. 

Atente-se ao que é indicado pelo fabricante

Por fim, jamais deixe de ler o que consta no manual que foi obtido junto ao veículo, pois é justamente nele que o fabricante indica quais são os cuidados que devem existir em relação a cada componente, como o intervalo de troca.

E, claro: havendo necessidade de trocar alguma peça, não deixe de procurar a Pingo D’Ouro Autopeças. Temos tudo para manter seu veículo funcionando como novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar em Contato
Precisa de Orçamento?
Olá! Como podemos ajudar?