Existem muitos termos que simplesmente não são conhecidos por boa parte dos motoristas, e um deles é nada menos que o famoso fading dos freios.
Aliás: há quem o conheça, inclusive por meio de um nome mais simples, e, por sorte, nunca tenha passado pelo problema que ele representa. E é justamente por conta desse problema, realmente preocupante, que o conhecimento a respeito do assunto deve ser disseminado cada vez mais.
E é por isso que, no conteúdo a seguir, nós da Autopeças Pingo D’Ouro reunimos tudo de importante que você precisa saber sobre o fading dos freios.
Não deixe de ler até o final.
O que vem a ser o fading dos freios
Não importa quanto tempo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) você tenha… Se ouvir falar sobre os termos fading dos freios ou fadiga dos freios, tenha certeza que se trata exatamente do mesmo fenômeno: uma espécie de perda de funcionamento dos freios.
Ela é momentânea, e costuma ser mais difícil de surgir nos veículos que possuem sistema de frenagem mais moderno, mas não deixa de ser um risco real. Risco esse que, como é de se imaginar, pode gerar sérios acidentes.
Leia também: Problemas no cabeçote: como identificar e evitar riscos?
O que é responsável por causar esse “problema” de Fading dos freios?
Obviamente, existem explicações muito mais técnicas e complexas relacionadas a este assunto. Mas, a fim de que você possa compreendê-lo mais rapidamente, eis uma explicação simplificada: o fading dos freios acontece basicamente quando os componentes do freio acabam ficando superaquecidos.
Isso é muito comum, por exemplo, nas famosas “descidas da serra” para o litoral, e em declives mais acentuados, de modo geral.
Afinal, neste tipo de cenário realmente é comum que o motorista precise frear constantemente.
Mas, não se engane: mesmo em outros contextos o mesmo pode acontecer, principalmente se a manutenção do veículo não estiver em dia, se for um veículo muito antigo, ou mesmo se for um modelo mais novo, mas estiver com sua capacidade de carga excedida.
Aprenda aqui a identificar possíveis falhas na parte elétrica do carro
Como evitar (ou reduzir) o fading dos freios
De modo geral, não é nenhum exagero afirmar que o fading dos freios pode colocar os ocupantes de um veículo em risco, e até mesmo as pessoas que estiverem em outros carros.
O melhor, portanto, é adotar as melhores iniciativas e táticas de dirigibilidade, a fim de evitar esse problema e ter a eficiência necessária quando precisar acionar o pedal para diminuir a velocidade.
E, quanto a isso, não se preocupe: você não precisará trocar de carro, optando por um com sistema de freio mais moderno.
Basta seguir dicas como as listadas abaixo:
Use o freio motor
O “vício” de deixar o veículo em ponto morto ou na opção neutra (se tratando de câmbio automático) deve dar lugar à prática de usar o famoso freio motor, para maior segurança.
Ou seja: o veículo ficará em uma marcha mais forte, o que já irá ajudá-lo a perder velocidade.
Não ande com o veículo mais pesado do que deveria
Como já citado, até mesmo o peso que o carro carrega acaba por gerar o fading nos freios. Então, nunca carregue mais peso do que ele suporta, combinado?
Pise no freio e no acelerador de forma progressiva
Sabe aquela velha história de que pisar demais no pedal da embreagem irá danificá-la muito mais rápido? Pois o mesmo ocorre com os pedais do freio e do acelerador.
Eles devem ser usados o mínimo possível, o que irá ajudar a preservar a temperatura do freio em si, e ainda atuará positivamente na economia de combustível.
Dê atenção à manutenção preventiva
Quando se trata do fading dos freios, essa dica também não pode ficar de fora. Afinal, é por meio dela que se torna possível fazer a troca de fluido dentro do prazo certo, sendo este fluido o responsável por fazer com que o sistema não entre em ebulição.
Lembrando que, quanto maior a qualidade dos itens usados na manutenção, menores são as chances da perda de eficiência acontecer.
E por falar em manutenção…
Que tal continuar aprendendo mais sobre ela?
Para isso, não deixe de ler nosso Guia completo para a manutenção preventiva de veículos.
Não deixe, também, de conferir os outros artigos do blog da Autopeças Pingo D’Ouro: eles estão repletos de dicas para manter seu veículo sempre em dia.