Problemas no cabeçote: como identificar e evitar riscos?

cabeçote
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Você tem um carro, ou está pensando em comprar um em breve? Pois saiba que, independentemente da sua resposta, sua trajetória como proprietário de um veículo será composta por algumas dúvidas muito específicas, que são perfeitamente comuns. E algumas delas definitivamente estarão atreladas a uma peça chamada cabeçote.

Muitas pessoas, por sinal, não sabem muita coisa sobre ela. Mas, acredite: vale a pena aprender a respeito, de modo a manter o veículo funcionando perfeitamente pelo maior tempo possível e, consequentemente, conseguir economizar uma boa quantia em dinheiro.

E no conteúdo a seguir nós, da Pingo D’Ouro Autopeças, colocamos todas as informações a este respeito, para que você tenha acesso a elas de forma facilitada.

O que é o cabeçote do motor do carro e qual é a sua função

No primeiro parágrafo mencionamos que o cabeçote não é necessariamente uma peça a respeito da qual os proprietários de carros saibam tudo a respeito. E uma prova muito simples disso está em uma espécie de “confusão” que é muito comum.

Eis a confusão em questão: acreditar que “junta do cabeçote” e “cabeçote” são a mesma coisa, uma vez que não são.

Ocorre que o cabeçote propriamente dito é nada menos que a “cabeça” do motor, uma peça que faz com que o carro funcione adequadamente sem grandes problemas, uma vez que refrigera todo o sistema e evita o superaquecimento. É por meio dele que a saída e a entrada da famosa mistura “ar-combustível” são controladas.

Ou seja: é uma peça realmente indispensável, e que precisa estar funcionando plenamente.

Já a junta do cabeçote, como seu próprio nome dá a entender, é a peça que “junta” o cabeçote ao motor, mantendo estas duas partes bem unidas e desempenhando a função de evitar o escape de combustão e de líquidos.

Existe diferença, não é mesmo?

Mas, a título de melhor entendimento deste artigo, e considerando que boa parte das pessoas utiliza o termo junta do cabeçote para se referir ao cabeçote propriamente dito e vice-versa, vamos tratá-los como sinônimos também. 

Como identificar um possível problema no cabeçote do carro

De modo geral, os problemas no cabeçote tendem a ter início justamente na sua junta. 

Aliás: é de extrema importância ter em mente que esta peça, quando danificada, pode afetar diretamente o cabeçote, o motor e muitos outros componentes, levando a custos consideráveis e à paralisação total do veículo.

Assim sendo, portanto, ao menor sinal de problema é preciso ir a uma oficina mecânica imediatamente, pois quanto mais se dirige um carro com a junta do cabeçote danificada, mais problemas ele terá. E, o pior: são problemas que aparecem a curto prazo.

Os danos propriamente ditos ocorrem quando esta junta está queimada, e são consideravelmente fáceis de serem identificados, uma vez que envolvem basicamente:

  • Muita fumaça saindo pelo escapamento;
  • Umidade nas velas de ignição;
  • Motor com falhas e/ou com dificuldade para funcionar;
  • Luz de alta temperatura acesa no painel;
  • Redução muito rápida da água relacionada ao radiador.

Ou seja: são sintomas típicos de quando o motor está mais quente do que deveria estar, e daí vem a importância de parar o veículo imediatamente em uma oficina. Afinal, quanto mais o motor é forçado a trabalhar em altas temperaturas, maiores são as chances de perdê-lo.

Como evitar problemas com essa peça

É interessante, ainda, contar sempre com um mecânico de confiança pelo fato de que os sintomas acima apresentados nem sempre aparecem, mesmo que a junta do cabeçote já esteja com problemas.

Porém, um bom profissional terá a ferramenta necessária para identificar possíveis falhas, de modo a evitar o pior.

A melhor forma de evitar problemas com essa peça, portanto, é focando na manutenção preventiva e, também, na manutenção da temperatura correta do motor, sempre colocando o líquido de arrefecimento em seu devido lugar e observando, logo em seguida, se acontece algum vazamento.

Lembrando que quanto mais cuidados você tiver, mais irá evitar ter que gastar dinheiro com reparos na junta ou mesmo com a retífica ou troca do cabeçote propriamente dito, que também poderá ser afetado pelos danos.

Isso sem citar o motor, que, como mencionado, pode vir a travar. E esta peça, sendo basicamente a principal do veículo, definitivamente não possui reparos e trocas baratas, não é mesmo?

E, agora, é hora de você aprender sobre os cuidados de outros componentes veiculares, por meio dos demais conteúdos do blog da Pingo D’Ouro Autopeças: todos eles irão te ajudar a dirigir com mais tranquilidade. 

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