Amortecedor: Mitos e verdades sobre esse acessório

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Uma vez que tem a função de controlar as molas de suspensão, o amortecedor é um componente essencial para a segurança do seu veículo.

Assim, mantém os pneus sempre em contato com o solo e garantem tanto a estabilidade quanto a dirigibilidade.

No entanto, existem alguns mitos sobre essa peça. Por isso, hoje trouxemos este artigo com algumas verdades e mentiras que podem te ajudar a manter a funcionalidade do seu carro.

Mitos sobre o amortecedor

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as principais “lendas” sobre este item que podem afetar diretamente a usabilidade do seu veículo.

Continue lendo para reconhecer alguma delas que talvez você já tenha ouvido.

Passar por lombadas na diagonal

Esta manobra gera ruídos e folgas excessivas por conta da força lateral na movimentação dos componentes.

Inclusive, em casos mais graves, pode até ocorrer o travamento das peças.

Então, a recomendação é passar pelas lombadas em linha reta e em baixa velocidade.

O componente que foi recondicionado tem alta eficiência

A produção de peças recondicionadas é totalmente diferente de uma peça nova, pois recebem pintura e lubrificante diferentes.

Esses fatores podem levar a perda de dirigibilidade e estabilidade, principalmente em curvas.

Portanto, desconfie de preços muito abaixo do normal e procure oficinas mecânicas que possuem peças novas.

Carga excessiva não interfere no amortecedor

Qualquer carga maior do que o limite que o veículo aguenta vai sobrecarregar a suspensão.

Ou seja, importante dica para conservar o amortecedor: distribua o peso igualmente no porta-malas para não sobrecarregar um lado só ou outro da suspensão.

Amortecedores não precisam ter selo do Inmetro

Obrigatoriamente, todas as peças de automóveis no Brasil devem possuir o certificado do Inmetro, até em componentes importados.

O selo é gravado no tubo externo da peça.

Troca de amortecedor é realizada em quilometragem específica

A sua troca não está associada à quilometragem rodada, uma vez que a durabilidade está relacionada a vários fatores, entre eles, o tipo de uso.

Amortecedores desgastados não interferem no cansaço do motorista

Um amortecedor desgastado pode provocar balanço e trepidações, que tornam as manobras mais difíceis e aumentam o cansaço dos motoristas.

Verdades sobre o amortecedor

Depois de listar as mentiras mais conhecidas pelos motoristas, também separamos algumas verdades sobre a durabilidade e os impactos deste componente.

A troca do amortecedor deve ser em feita em pares

Caso a substituição seja realizada individualmente, pode haver um desequilíbrio dos eixos, o que interfere na dirigibilidade.

Por isso, o mais recomendado é trocar todo o conjunto. No entanto, caso não seja possível, execute-a sempre em pares.

O conforto é inversamente proporcional ao desgaste

Amortecedores desgastados dificultam manobras, interferem na dirigibilidade e causam balanços excessivos.

Todos esses fatores podem provocar acidentes.

Amortecedores desgastados causam aquaplanagem

Todo o sistema de suspensão tem o objetivo de manter os pneus em contato com o solo.

Então, caso alguma peça esteja desgastada, o risco de aquaplanagem aumenta.

Componentes desgastados aumentam distância de frenagem

A distância de frenagem acaba aumentando quando o amortecedor está desgastado pela diminuição da aderência dos pneus ao solo.

Além disso, é importante também lembrar que o acionamento brusco dos freios causa grande transferência de peso para o eixo dianteiro.

Amortecedores desgastados interferem em vários componentes

Como a suspensão é um conjunto de componentes, caso algum deles fique desgastado, todo o sistema é afetado.

A relação entre iluminação e amortecedor

Um amortecedor desgastado acaba influenciando no tempo necessário para emitir luz nos faróis.

Assim, prejudica diretamente os veículos que estão no sentido contrário da via.

Amortecedores são afetados pela maresia

A maresia pode afetar o sistema de suspensão, já que causa oxidação e corrosão na lataria de peças de metais.

O recomendado é lavar o veículo com xampu automotivo ou sabão neutro para retirar a maresia.

A blindagem pode afetar a suspensão

Isso porque acrescenta peso ao veículo, o que demanda mais esforço deste sistema específico.

Se o veículo for blindado, o recomendado é fazer revisão a cada 10 mil km rodados.

Barro ressecado compromete suspensão

É fundamental lavar o carro após rodar em estradas de terra.

Esta via pode causar um acúmulo de sujeiras e detritos comprometendo o funcionamento dos amortecedor.

Conclusão

Depois deste artigo de verdades e mitos dos amortecedor, nós da Pingo D’ouro esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre essas peças.

Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer um orçamento, entre em contato!

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