Não é raro que uma pessoa vá abastecer seu carro e veja o frentista do posto de gasolina lhe perguntando se deseja que o serviço fique mais completo, com uma “olhada” no reservatório de água do radiador, a fim de verificar se é preciso colocar mais líquido.
Alguns respondem que sim, outros respondem que não… Mas a verdade é que, infelizmente, muitas pessoas ainda dirigem sem nem saberem a importância deste componente e como cuidar dele corretamente, a fim de que ele esteja sempre em pleno funcionamento sem a necessidade da ajuda de terceiros.
Se você não sabe muito sobre os reservatórios de água do radiador, portanto, não deixe de ler este conteúdo até o final.
O que é e para que serve o reservatório de água do radiador
O reservatório de água do radiador nada mais é do que aquele recipiente que fica próximo ao motor e, com certa frequência, precisa ser preenchido com água ou, preferencialmente, com água desmineralizada e aditivo de arrefecimento.
Aliás: este reservatório é o principal componente do sistema de resfriamento (arrefecimento) do veículo. Sem ele, ou sem que ele esteja funcionando corretamente, o motor pode chegar até os surpreendentes 3.000 ºC, e nem mesmo a ventoinha seria capaz de reverter esse quadro e evitar danos sérios ao carro.
Já se este sistema estiver funcionando da forma correta, e com o reservatório de água do radiador “em dia”, a temperatura do motor fica em torno de 90 ºC, longe do superaquecimento.
Por que é tão importante manter este item impecável, e como fazer isso
De forma resumida, portanto, a principal função do reservatório de água do radiador é evitar que o motor superaqueça, fornecendo a ele, e ao veículo como um todo, maior vida útil e um funcionamento perfeito.
Logo, é de extrema importância saber como cuidar dele corretamente, no que diz respeito à limpeza e à manutenção.
Esta última, por sinal, está extremamente relacionada à primeira, e deve receber atenção com certa frequência, principalmente se o veículo é de uso contínuo.
Nesse contexto, há pessoas que não abrem mão de pedir ajuda para um mecânico de confiança. Mas nem sempre isso é possível, não é mesmo?
E, nesses casos, é possível cuidar deste reservatório sem nem mesmo sair de casa.
O processo é muito simples, bastando seguir este passo a passo:
- Abrir a tampa do reservatório com o motor frio (esperar pelo menos 10 minutos, após desligar o carro);
- Soltar a respectiva mangueira ligada a esta peça, de modo que o líquido possa sair;
- Lavar toda a peça do reservatório de água.
Enquanto aguarda uma breve secagem desta peça, prepare uma mistura com aditivo e água desmineralizada, conforme ensinado por seu mecânico. Caso não saiba as medidas, porém, pode incluir 60% da água em questão, para 40% de aditivo.
E então, basta remontar o reservatório, completá-lo com essa mistura e ligar o carro, a fim de identificar se há algum tipo de vazamento.
Aliás: no que diz respeito a vazamento, é importante ficar de olho.
Sempre que usar o veículo, verifique se não há pequenas poças ou goteiras no chão. Afinal, se houver perda do líquido de arrefecimento o motor irá superaquecer.
Outra dica importante diz respeito à coloração deste líquido: repare nela o tempo todo, e principalmente quando for esvaziar o reservatório. A presença de uma cor amarronzada pode representar ferrugem no sistema e arrefecimento.
Onde comprar um bom reservatório de água do radiador
Se surgir qualquer problema com este componente, você sabe que poderá contar com seu mecânico para lhe ajudar.
O que você talvez não saiba, ainda, é que também pode contar com a Pingo D’Ouro Autopeças, na hora de manter o sistema de arrefecimento do seu veículo funcionando de forma impecável.
Trabalhamos com os melhores reservatórios e com todas as demais peças para manter esse sistema em dia. Então, logo ao obter, com seu mecânico, a lista de itens que precisam ser substituídos, você ou ele poderá entrar em contato diretamente com a nossa equipe, a fim de obter um ótimo orçamento pelo WhatsApp!
Também é possível visitar nossa loja na Rua Saturno, 179 (Guarulhos): você irá se surpreender com a quantidade de peças com as quais trabalhamos.
A Pingo D’Ouro Autopeças é um verdadeiro mini mercado automotivo!