Não é nenhum exagero fazer a afirmação de que boa parte das pessoas que compram um carro para suprir as necessidades do dia a dia não sabe o que é um rolamento automotivo, concorda?
Afinal, para poder desfrutar de tudo o que um carro tem a oferecer, não necessariamente, é preciso conhecer tudo o que faz parte dele e é necessário para o seu funcionamento. De modo geral, esta tarefa tão específica cabe aos mecânicos, que são justamente os profissionais que, obrigatoriamente, precisam conhecer cada peça e para o que elas servem.
Mas, claro: nada impede que pessoas leigas queiram aprender mais sobre o assunto, de modo que consigam, até mesmo, identificar quando é a hora de procurar uma oficina.
E foi por isso que nós, da Pingo D’Ouro Autopeças, criamos este artigo: nele você terá acesso às principais informações que dizem respeito ao rolamento automotivo.
O que é o rolamento automotivo, afinal
A primeira coisa que você precisa saber é que este rolamento não é, necessariamente, uma única peça.
Trata-se de algo que funciona por meio da junção de alguns itens específicos, sendo eles:
- Anéis (2 deles);
- Gaiola;
- Pista;
- Esferas metálicas;
- Retentores.
Todo esse conjunto, chamado de rolamento automotivo, fica localizado junto às rodas do carro, mas especificamente dentro do cubo que, por sua vez, está ligado ao eixo de direção.
Qual é a principal função do rolamento em um veículo
De modo geral, e explicando de forma resumida, pode-se dizer que a função do rolamento é simplesmente fazer com que todas as quatro rodas girem perfeitamente, sem nenhum tipo de atrito.
Isso, obviamente, faz com que a dirigibilidade seja perfeita e ocorra da forma mais “suave” possível.
Sabe as esferas citadas no tópico anterior?
Pois bem: elas absorvem todo o impacto que atinge as rodas enquanto o carro está rodando, fazendo com que a experiência de estar dentro dele seja isenta de solavancos, por exemplo.
Mas, claro: nem tudo é perfeito, e este item automotivo tão necessário também pode apresentar problemas.
Os principais problemas que um rolamento automotivo pode apresentar
Um ponto interessante do rolamento automotivo diz respeito ao fato de que, de modo geral, ele só precisa ser realmente trocado a cada 70.000 quilômetros rodados, o que pode variar para mais ou para menos, a depender dos cuidados que se tem com o carro.
Porém, indica-se que mesmo antes disso (a cada 20.000 quilômetros rodados, por exemplo) seja feita uma manutenção preventiva neste componente, a fim de que o mecânico consiga identificar se é hora de lubrificá-lo ou trocar algum item, evitando que um problema maior possa surgir.
E este problema maior nada mais é do que a roda simplesmente parar de girar corretamente e travar, o que definitivamente apresenta diversos riscos: o carro pode vir a capotar caso esteja em uma velocidade mais elevada, por exemplo, e mesmo nas velocidades mais baixas poderá causar acidentes, uma vez que o condutor perderá o controle sobre o veículo.
Mas isso não acontece de uma hora para a outra: geralmente começa a surgir um barulho junto às rodas o que já indica que algo está errado.
Uma vez que o rolamento automotivo está voltado para a parte interna do veículo, é preciso levantá-lo com um macaco ou elevador, a fim de fazer uma análise correta, que cabe somente a um mecânico de extrema confiança.
Dicas de como evitar problemas com o rolamento automotivo
Uma das melhores formas de evitar problemas com o rolamento é realmente apostando na manutenção preventiva desse componente. Ou seja: sempre que possível, peça para o mecânico dar uma olhada nele.
Porém, existem outras dicas que devem ser seguidas, como sempre usar pneus em bom estado e nunca deixar de lado o alinhamento e o balanceamento, bem como os cuidados com os amortecedores.
Estes últimos, por exemplo, se não receberem os cuidados que merecem, interferem na estabilidade do veículo e, consequentemente, forçam o rolamento automotivo.
Interessante, não é mesmo?
Ou seja: existem muitas peças que devem estar funcionando perfeitamente, e não apenas o rolamento em si.
E é sempre válido lembrar que todas elas, e muitas outras, são encontradas na Pingo D’Ouro Autopeças, a sua loja de autopeças em Guarulhos e região.
Visite nosso site oficial para conhecer um pouco do nosso catálogo, ou, se preferir, nos chame no WhatsApp sempre que precisar de algo: temos um estoque completo, preparado para as suas necessidades.