Conhecer as peças de injeção eletrônica, bem como as características atreladas a elas, pode ser de grande serventia para qualquer pessoa que seja apaixonada por veículos, ou que simplesmente queira aprender a cuidar melhor do veículo que tem na garagem.
Então, não deixe de ler com atenção os próximos parágrafos, onde encontrará importantes informações sobre o assunto.
O que é a injeção eletrônica, exatamente
Primeiro, claro, é imprescindível relembrarmos do que se trata a injeção eletrônica propriamente dita.
E, de forma resumida, podemos afirmar que esse sistema foi criado para substituir os famosos carburadores, de modo que os veículos mais modernos sejam cada vez mais eficientes e menos poluentes.
Bem simples, não é mesmo?
Por que esse tipo de injeção é importante em um veículo
Como mencionado acima, esse sistema é capaz de fornecer maior desempenho aos veículos, ao mesmo tempo em que os torna menos poluentes, não sendo à toa que seja visto como algo de extrema importância.
Conheça aqui os benefícios de manter o sistema de arrefecimento do carro em dia
Além disso, não podemos esquecer do fato de que é justamente a injeção eletrônica que envia o combustível para que o motor possa funcionar, controlando de forma precisa a quantidade de combustível e ar que passa por esse componente.
As peças de injeção eletrônica que você precisa conhecer
E, por ser um sistema, e não uma peça automotiva única, a injeção eletrônica é composta por peças essenciais.
Conheça as principais, e suas funções, abaixo:
Sensores
De fato, existe mais se um sensor que compõe as peças de injeção eletrônica.
O sensor de oxigênio, por exemplo, também conhecido como sonda lambda, mede o oxigênio presente nos gases de escape, garantindo que a combustão seja eficiente. Existe ainda:
- O sensor que identifica a temperatura do motor;
- O sensor relacionado ao fluxo de ar;
- O sensor TPS (relacionado ao acelerador);
- O sensor de detonação.
Regulador de pressão
Como seu próprio nome sugere, esta peça é responsável por regular a pressão do combustível, de modo que ela seja constante nos injetores.
Leia também: 4 dicas para melhorar a eficiência do sistema elétrico do carro
Por meio dele, problemas na mistura ar-combustível são evitados, e a injeção se torna precisa.
Injetores
É impossível falarmos das peças de injeção eletrônica sem falarmos dos injetores, uma vez que eles são nada menos que os componentes responsáveis por “pulverizar” o combustível de forma uniforme.
Sem eles, a potência do motor fica comprometida.
Módulo de controle eletrônico
Este módulo, por sua vez, é basicamente a “central” do sistema em questão, sendo que é por ele que passam todas as informações dos sensores, por exemplo, sendo interpretadas e controladas para garantir as melhores condições de funcionamento para o motor.
Este componente também é conhecido simplesmente pela sigla ECU e, além dele e das demais peças que mencionamos acima, a injeção eletrônica também é composta pela válvula EGR e pela bomba de combustível.
Bastante coisa, não é mesmo?
Mas, mais importante do que conhecer as peças de injeção eletrônica é compreender a importância da manutenção preventiva, para manter essas peças sempre em bom estado e evitar grandes problemas.
Mesmo tendo essa atenção, porém, é importante que você também saiba “ouvir” seu veículo, de modo a conseguir identificar quando algo relacionado ao sistema apresentado neste conteúdo estiver com algum defeito.
Assim sendo, atente-se também a sinais como:
- Instabilidade na marcha lenta;
- Consumo de combustível acima do normal;
- Perda de desempenho do motor;
- Dificuldades de dar a partida;
- Luz acesa no painel.
Ao notar sinais como esse, procure seu mecânico o quanto antes!
Onde encontrar peças de injeção eletrônica de qualidade para o seu veículo
Obviamente, ninguém deseja passar por problemas veiculares de nenhum tipo. Mas, é inevitável: mais cedo ou mais tarde, ao menos um deles irá aparecer.
E, nessa hora, é imprescindível que você não só procure um mecânico de confiança como, também, saiba onde encontrar peças de qualidade para manter seu veículo rodando. E neste ponto, especificamente, não há melhor dica: procure a Pingo D’Ouro Autopeças!
Localizada em Guarulhos, nossa loja possui um amplo estoque para te atender, inclusive no que diz respeito às peças de injeção eletrônica, sendo que nem mesmo é preciso sair de casa para obter seu orçamento e realizar sua compra!
Converse com nossa equipe pelo WhatsApp agora mesmo para conhecer valores e a qualidade do nosso atendimento.





