A vida útil do motor de qualquer veículo pode chegar ao fim mais rapidamente se os cuidados certos não forem adotados. E, obviamente, não queremos que você se veja diante deste tipo de situação.
Por isso, no conteúdo a seguir explicamos exatamente o que precisa ser feito para que a sua preocupação com esse elemento tão importante e sua respectiva durabilidade possa sempre ser a menor possível.
Não deixe de ler tudo com máxima atenção e anotar cada dica!
A importância de cuidar desta parte do seu veículo
Principalmente se for um “proprietário de primeira viagem”, é possível que você esteja se perguntando por que, afinal, precisa se preocupar tanto com a vida útil do motor.
E eis a resposta para esse questionamento:
Ocorre que o motor é nada menos que o elemento principal do seu veículo, e, portanto, quanto mais problemas ele tiver (e quanto mais sérios eles forem) maiores são as chances de que você simplesmente não consiga mais dirigir.
Diferença entre peças automotivas originais e paralelas: o que vale mais a pena?
Além disso, há a questão do preço: os reparos voltados para o motor costumam ter preços bem mais elevados, sabia?
Adotar os cuidados certos e até mesmo ter atenção à manutenção preventiva, portanto, é sempre a melhor escolha.
As melhores dicas para que a vida útil do motor seja maior
Indo direto ao assunto, portanto, estas são as 5 dicas que você não pode deixar de seguir, caso queira evitar perder o motor do seu veículo, ou mesmo caso queira evitar ter gastos com ele:
Dica 1: Sempre faça os arranques de forma suave
Para muitos motoristas, principalmente aqueles que amam velocidade, essa pode parecer ser uma dica “boba”. Mas, acredite: ela é extremamente necessária.
Isso porque as acelerações bruscas, principalmente na hora de sair com o veículo, acabam sobrecarregando o sistema.
Então, foque em arrancar de forma suave, combinado?
Dica 2: Evite estar sempre em alta velocidade
Como estamos falando de preservar a vida útil do motor, essa dica também se faz necessária, uma vez que quanto mais ele precisar trabalhar em uma maior potência, mais “saúde” irá perder.
Mesmo em rodovias, é importante evitar estar sempre na velocidade máxima que o veículo alcança, ou em velocidades altas demais de modo geral.
Dica 3: Verifique sempre o nível de água
Definitivamente não é à toa que a água precisa ser mantida em seu devido compartimento do motor: ela faz parte do famoso sistema de arrefecimento e, portanto, é imprescindível para que esse componente funcione sempre nas temperaturas ideais.
Leia também: Top 5 carros de manutenção barata que você precisa conhecer
Sempre verifique se ela está no nível certo e complete quando for necessário: caso contrário, o motor irá superaquecer, e você não irá querer presenciar essa cena, nem mesmo os custos que virão depois dela.
Dica 4: Atente-se também ao óleo
Tão importante quanto a água, o óleo do motor contribui para que todas as peças que fazem parte dele funcionem sem atritos. Logo, ele também precisa estar no nível certo e, obviamente, precisa ser um produto de qualidade, adequado ao veículo propriamente dito.
Aliás…
Inclusive, muitas pessoas não sabem, mas existe mais de um tipo de óleo de motor.
Lembrando, claro, que o filtro também merece sua atenção nesse processo de cuidado.
Dica 5: Dê preferência por peças de qualidade
O motor não é necessariamente “uma coisa só”, sendo composto por partes e peças específicas.
Então, não podemos deixar de dar, também, a dica de que você preze pela qualidade desses componentes, sempre que precisar comprá-los.
Afinal, de pouco ou nada irá adiantar ter os demais cuidados, como fazer arranques suavemente, se o motor do seu veículo estiver repleto de peças de procedência duvidosa, por exemplo.
Problemas mecânicos? Saiba para onde recorrer!
E, se tratando de comprar peças de boa procedência, a indicação não poderia ser outra, caso você esteja em Guarulhos e região: recorra à Autopeças Pingo D’Ouro, que é referência na venda de simplesmente todos os itens necessários para que seu veículo funcione sempre com máxima excelência.
É importante, claro, que você consulte um bom mecânico sempre que o menor problema mecânico surgir, estando ele atrelado ao motor ou não.
Mas, na hora da compra das peças propriamente ditas, não deixe de obter seu orçamento com a gente: estamos à disposição para te atender com o melhor estoque da região!